Foto: Charles Guerra (arquivo/ Diário)
Recomeçará hoje uma importante obra para Santa Maria. A construção da rede de esgoto de Camobi, que se iniciou em 2013 e teve paralisações, deve ter sua última etapa de instalação das tubulações a partir de agora, num trabalho previsto para durar por mais dois anos.
Morre operário atropelado por máquina durante obra na RS-287 em Santa Maria
A empresa Consentran receberá R$ 11,4 milhões para instalar os 14 quilômetros de redes que ainda faltam - será nas áreas em laranja no mapa acima - e as bombas de recalque. A obra iniciou em 2013, mas chegou a parar por um bom tempo devido a divergências entre a empresa Sul Cava e a Corsan, sobre materiais que não estariam previstos na licitação. Chegou a ser preciso fazer uma segunda licitação, mas mesmo assim, não conseguiram concluir o serviço. Já foram gastos R$ 29 milhões para fazer 63 quilômetros de redes de um total de 77 km previstos (veja no mapa abaixo).
Segundo o superintendente regional da Corsan, José Epstein, equipes estão visitando moradores para avisar sobre as obras e possíveis transtornos, além de reforçar que a ligação na nova rede de esgoto não poderá ser feita agora. Também recebem pedidos de empresas que alertam não poder ficar com seus acessos bloqueados por muito tempo, para planejar as obras. Epstein lembra que a rede de esgoto só poderá ser ligada nas casas e empresas quando for ampliada a estação de tratamento de esgoto (ETE) da Lorenzi e construída a tubulação que levará o esgoto de Camobi até a ETE.